terça-feira, 16 de novembro de 2010

Polícia, para que precisa?

Andei pensando: todo mundo reclama da nossa polícia atual, que ela é corrupta, que ela não da conta do trabalho dela, e que não sei mais o que... Aí pensei: Mas qual é a verdadeira essência da polícia?
A polícia existe pra nos proteger...  de nós mesmo!!
A polícia é um mecanismo criado pela sociedade para garantir a sua própria segurança. Mas segurança unicamente relacionada à delitos cometidos por outros seres humanos. Não é como o bombeiro, por exemplo, que nos proteje de catátrofes, acidentes, enfim, coisas não causadas por humanos. A polícia, repito, nos proteje de nós mesmos.
O que, se for parar pra pensar, é um absurdo.
Se todo mundo usasse a tão famigerada razão, para criar um mundo verdadeiramente humano, a polícia seria simplesmente desnecessária. 
Pense: todo delito é causado ou por questão de necessidade, ou por simples falta de bom senso.
A questão de necessidade seria facilmente resolvida se nós vivêssimos em um mundo justo.
Já a questão do bom senso, é um pouco mais complicada, mas nem por isso é impossível de resolver.
Se todo mundo fosse educado, culturado, em um meio onde a falta de bom senso é algo que simplesmente não existe, isso seria facilmente resolvido. Seria como moldar um mundo onde a falta de bom senso seria como a internet a 2000 anós atras: algo simplesmente inimaginável.
Lógico que o mundo onde a polícia fosse desnecessária, está muito distante deste nosso mundinho de hoje. Se acabássemos com a polícia hoje, o mundo viraria um caos.
Mas é vergonhoso me ver como ser humano, como o único ser racional, como o único capaz de atentar para o bom senso, e ter a necessidade de uma polícia que nos proteja de nós mesmos. É vergonhoso não saber usar a razão. É vergonhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário